TRIBUTOS: ENTENDA SOBRE UM INVESTIMENTO SEU, MEU e NOSSO!
- Nicholas Ponciano
- 1 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Desde a última eleição presidencial, o interesse popular pela administração pública parece ter aumentado fortemente. Umas das principais cobranças são pela transparência nas contas públicas e investimentos efetivos em favor da POPULAÇÃO que tanto arrecada. A arrecadação tributária deste ano já ultrapassou 2,73 TRILHÕES DE REAIS. E não é por menos, há tributos em TUDO!
Se existe tanta arrecadação, por que os serviços estatais são ainda tão deficientes? Essa pergunta não é nada fácil de responder. Mas em decorrência dos constantes escândalos de corrupção, com tanto desvio da verba pública, essa “pulga atrás da orelha” é pertinente, uma vez que é complexo para nós cidadãos, acompanharmos minuciosamente o destino, e o retorno em investimento dessa verba.
Mas não é tão complicado como se pensa. No nosso sistema é pacificado a existência de 5 subespécies tributárias: os impostos, as taxas, os empréstimos compulsórios, as contribuições de melhoria e as contribuições sociais.
Os impostos como IPVA e IPTU são tributos NÃO VINCULADOS. O que isso quer dizer? É simples, pela lei a arrecadação desse impostos NÃO TÊM uma DESTINAÇÃO ou CONTRAPRESTAÇÃO ESPECÍFICA do ente estatal, art 167 inciso IV da CF. Todavia, isso não quer dizer a destinação será diversa a do interesse popular.
Em contrapartida, as demais subespécies estão no time dos tributos VINCULADOS, ou seja, há uma contraprestação específica para um serviço pré-determinado. É isso o que o legitima a cobrança. Quer um exemplo? A taxa de coleta de lixo, você paga para ter em contraprestação a coleta semanal dos resíduos gerados pela sua residência. .
Entender COMO, PARA QUEM, QUANDO e O QUE contribuímos é essencial para qualificar e fortalecer a nossa cobrança das autoridades por bons investimentos. No setor tributário muitas águas irão rolar, até por que ao que tudo diz VEM AÍ UMA REFORMA TRIBUTÁRIA ..
Teve interesse, dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua mensagem no Chat ou nos chame nos canais de atendimento que podemos conversar sobre assunto.
Curtiu o conteúdo? Se você curtiu o conteúdo não esqueça de compartilhar com seus amigos e conhecidos e de me seguir nas redes sociais para acompanhar todas as novidades do mundo jurídico! Continuem mandando suas recomendações para que esse conteúdo atinja o maior número de pessoas!








Comentários