A EMPRESA E O DIREITO TRIBUTÁRIO .
- Nicholas Ponciano
- 8 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Estamos cercados de tributos na vida cotidiana. No setor empresarial não é diferente. Existe uma série de impostos que toda empresa precisa conhecer intimamente. Nestes anos envolvido com o setor jurídico-empresarial, já presenciei muitas empresas que tinham alto potencial de crescimento fecharem as portas por conta das famosas ações de EXECUÇÃO FISCAL. Por isso chamo a atenção especial ao tema.
Primeiramente a tributação a ser observada pela empresa vai variar de acordo com o ramo de sua atividade. Mas, temos algumas espécies tributárias que sempre estarão presentes, como os relativos à atividade Laborativa, o Fundo de Garantia e os Previdenciários. Os tributos mais comuns ao setor são o Imposto de Renda, IPI, ICMS, ISSQN, IPVA, IPTU. No que concerne ao regime de tributação a empresa pode se enquadrar em modalidades distintas, como pelo LUCRO PRESUMIDO, ou pelo LUCRO REAL e ainda pelo sistema do SIMPLES NACIONAL.
Negligenciar o setor fiscal, muitas vezes ocasiona a empresa situações de recolhimento a maior ou a menor do devido, ou até mesmo situações de recolhimento em duplicidade (2x ou mais) da espécie tributária. A empresa perde dinheiro, e consequentemente gera instabilidade patrimonial.
A área tributária empresarial é muito abrangente, mas o que ressalto e aconselho é que uma empresa saudável e próspera precisa de um corpo fiscal especializado, que pode variar de uma consultoria contábil a um corpo jurídico de confiança.
#semanadodireitoempresarial #direitoempresarial #direitotributário #empreendedorismo #consultoriaempresarial #networking #advocacia #conhecimentoconstrutivo #valedoparaiba #jacarei #sjcampos_ #advocaciaporamor #agregandoconteudos #novaperspectiva #diaadiadoadvogado #gerandoriqueza #assessoria #juriscotidiano








Comentários